terça-feira, 10 de julho de 2012

Solstício de Verão, Tara Moore [Opinião]




Título Original: RSVP
Autoria: Tara Moore
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 439
Tradução: Augusto Melo


Sinopse:

Todas as pessoas importantes da sociedade irlandesa reúnem-se em Carrickcross House – a propriedade rural da família – para uma noite de folia. Mas este ano a noite é muito especial: a matriarca Honoria vai anunciar o noivado do seu neto Rossa com Ashling Morrison. Ashling está delirante. Alto, moreno e bonito, Rossa é o partido perfeito, mas será demasiado bom para ser verdade? Por que motivo está Honoria tão interessada em fazer Ashling – enteada da sua arqui-inimiga Coppelia – parte do clã Granville? Poderá Carrick, o irmão de Rossa, manter a sua posição como herdeiro legítimo? E o que fará a implacável Coppelia? Com a promessa de convidados distintos, bebidas, danças e assassínio... será um solstício de verão inesquecível!


Opinião:

Um noivado importante, enigmático e calculado, anunciado num dos mais grandiosos e emblemáticos eventos sociais de toda a Irlanda, protagonizado por uma família rica em tradição e em mistério, acaba por se transformar no ponto de ruptura entre duas rivalidades batalhadas há anos. Duas mulheres distintas mas iguais, convictas, enganadoras, que não olharão a meios para atingir os seus fins, mesmo quando o laço que as une é do mais forte que se possa imaginar.

Solstício de Verão trata-se de um romance particularmente bem escrito, com personagens tão provocadoras quanto atraentes, e que se enaltece pelos pequenos grandes segredos que guarda bem fundo no interior das suas páginas. Avassalador, este é um livro que agarra de imediato o leitor, e que, até ao fim, até à última linha, não deixa de transparecer todo o magnetismo e força de uma história diversificada em géneros.
Tara Moore não poderia ter sido uma mais agradável surpresa. Com um estilo muito próprio, directo e repleto de entusiasmo, a autora provoca o leitor ao lançar, sempre de forma inesperada, as mais arrebatadoras surpresas. Em constante sobressalto, e através de uma escrita feita de pormenores, este é um enredo pontuado pelo divertimento ocasional e pela conduta imprevisível, que deixará qualquer leitor louco por saber mais.

Muitos são os rostos que preenchem este romance. Desde uma matriarca poderosa em sabedoria e recursos sociais, passando pelo herdeiro legítimo que defende o individualismo e a força de vontade, por um casal de netos que de sanidade pouco têm e por uma noiva que se vê enredada numa intrigante teia de mentiras familiares, até uma mulher que de tudo fará para defender uma filha e uma jornalista que, seguindo os seus ideais, acaba por se envolver em sarilhos, esta é uma trama rica em personalidades distintas que tanto oferecem de alegria, de jovialidade, como de secretismo. Um leque vasto de personagens excelentemente construídas e que suavizam um enredo agressivo em surpresas e passagens admiravelmente imprevisíveis, súbitas.

A herdade de Carrickcross é, provavelmente, um dos cenários mais impetuosos que tive o prazer de folhear. Talvez devido aos seus caricatos residentes, talvez por todos os segredos que esconde, este é um local enigmático e de imensa conotação familiar, dotado de uma atmosfera rígida e restrita. Já a paradisíaca ilha onde, por vezes, Carrick se refugia, é um autêntico bálsamo aos sentidos. Desde toda a maravilhosa paisagem às vistas arquitectónicas invulgares, a ilha é um local de paz, de serenidade, um total contraste em relação à herdade.

Pessoalmente, encontrei em Solstício de Verão um romance bastante arrojado, um conjunto de vários ingredientes explosivos que perfaz um livro bombástico, dominador, de leitura compulsiva. Quem julgar estar perante uma obra onde a palavra «amor» reina, que se desengane, pois é o mistério de um assassínio, a loucura de dois irmãos, o fervor por vingança de uma matriarca e a inocência de uma filha o que verdadeiramente integra este enredo, e não uma história de amor.
Uma aposta ousada e intensa por parte da Quinta Essência, uma editora que tem vindo a conquistar o público feminino com enredos diferentes, deslumbrantes. Adorei.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.