terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Descobri Que Te Amo, Ann E. Cannon



Título Original: The Loser’s Guide to Life and Love
Autoria: Ann E. Cannon
Editora: Marcador
Nº. Páginas: 228
Tradução: Dina Antunes


Sinopse:

Esta é a vida de Ed, também conhecido por Sergio.

Ed, um rapazes normal e entediado, tem um trabalho de Verão na Reel Life Movies, uma loja de aluguer de vídeos e DVD, onde o seu crachá de identificação diz chamar-se «Sergio». A única distracção de Ed são os seus dois melhores amigos: Scout e Quark. Arrumar DVD nas prateleiras não é assim tão aborrecido com Scout a fazer piadas e, depois do trabalho, Ed tem sempre a companhia do sobredotado Quark.
Mas tudo muda quando a rapariga dos seus sonhos entra na loja onde Ed trabalha e a vida parece ganhar outra cor. Ele sabe que não tem a menor hipótese com ela, mas, quem sabe, talvez Sergio tenha. Para tal, basta-lhe fazer de conta que é um atraente e sedutor brasileiro durante o resto da vida. Simples, não é? Só que nada é assim tão fácil... Ellie, a rapariga dos seus sonhos, esconde alguns segredos, Scout quer ser bem mais do que apenas a sua melhor amiga e Quark apaixona-se por ela.

Quatro vidas que se cruzam.
Quando histórias de amor que nos levam à questão:
Será que o verdadeiro amor se esconde na amizade?


Opinião:

Descobri Que Te Amo foi uma total surpresa. Com um tom super divertido, jovial e descontraído, a narrativa deixa-se fluir por capítulos breves e um tipo de letra fácil de percorrer. As personagens que estabelecem o ritmo da história são fantásticas, diversificadas e com um humor muito vincado, ao mesmo tempo que as peripécias por elas vividas e todas as reflexões em torno das diferentes formas de amor vão proporcionando ao leitor uma agradável e interessante viagem dirigida a qualquer idade.

Ed McIff é o típico adolescente desadequado. Juntamente com Scout, a sua melhor amiga, passa grande parte dos seus serões na Reel Life Movies, a arrumar DVD e a atender clientes sofisticadamente estranhos. Na sua etiqueta de identificação está o nome «Sergio» e quando a rapariga dos seus sonhos entra na loja todas as histórias inventadas em redor dessa personagem mítica passam a ser realidade. Adoptando uma atitude de rapaz convencido, adorado, estrangeiro e sexy, Ed faz de tudo por conquistar a atenção e o amor daquela que faz o seu coração saltar batida atrás de batida, Ellie. No entanto, o que ele não sabe é que Scout há muito que desenvolveu uma paixoneta por ele, desse modo não se conformando com as mentiras e desenvoltas histórias que Ed vai inventando à medida que a sua relação com Ellie vai atravessando a largos passos os níveis da rápida e exigente amizade. Ao mesmo tempo, Quark, o melhor amigo de Ed, que, colocando toda a ciência e fascínio pela Lua de lado, se vê perdidamente apaixonado por Scout, faz de tudo para deixar a sua peculiar personalidade de lado e efervescer num novo homem capaz de atrair as atenções da sua fiel amada.
Por entre peripécias, reviravoltas e resoluções desengonçadas, Descobri Que Te Amo supera a categoria de romance young adult para se transformar numa obra incrivelmente divertida, de fazer correr gargalhada atrás de gargalhada, e com um toque muito particular na verdadeira reflexão acerca do que é o amor e de que forma realmente amamos. Ed, o eterno causador de problemas que refaz mentalmente um filme estranhamente cativante e dotado de muito bom humor de cada vez que se vê numa situação um pouco mais complicada, é uma personagem principal magnífica.

Simplesmente adorei este livro, do primeiro ao último parágrafo, motivo pelo qual fiquei com uma sensação de vazio quando finalmente terminei a sua leitura. Emotivo, de fácil e rápida leitura, é uma obra exigente ao seu próprio nível e que, na minha opinião, se pode adequar a qualquer idade (embora retrate o mundo adolescente). Eu gostei muito, senti-me leve e saciada, deslumbrada com a consciência cinematográfica de Ed, a dupla personalidade de Scout, o mistério que envolveu Ellie até às últimas páginas e o irresistivelmente dotado Quark. O facto de serem tão diferentes mas ao mesmo tempo partilharem um objectivo comum permite ao leitor maravilhar-se com a complexidade que é a mente adolescente. Um dos melhores e mais divertidos livros que tive o prazer de ler este ano.
Fortemente recomendado. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.