quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Casamento de Conveniência, Jennifer Probst [Opinião]





                       Título Original: The Marriage Bargain 
Autoria: Jennifer Probst 
Série: Marriage to a Billionaire, #1
Editora: Quinta Essência 
N.º Páginas: 240 

Sinopse
Ele tem de casar para assumir a direção da empresa, ela precisa de dinheiro para salvar a casa. Assim, fazem um acordo com um desenlace inesperado.
O bilionário Nick Ryan não acredita no casamento e considera que o amor eterno é coisa de contos de fadas. As suas ações sempre se regeram pela lógica e pela razão. Como agora precisa de se casar para adquirir o controlo da sua empresa, estabelece um pacto com regras básicas: não se apaixonar, evitar qualquer envolvimento emocional e manter uma relação puramente formal.
Alexa, a melhor amiga da sua irmã, é o tipo de rapariga impulsiva e idealista capaz de lançar um feitiço para conseguir um homem. Mas também faria tudo pelos pais e agora eles precisam de dinheiro para pagar a hipoteca da casa da família. Assim, ambos chegam a acordo. Não deve ser assim tão difícil cumprir os requisitos de um casamento de conveniência que só tem de durar um ano, certo? Mas uma série de mal-entendidos, o aparecimento de coisas do passado, o destino e paixão vão intervir para desbaratar os planos de Nick e Alexa.


Opinião
Este romance foi uma surpresa logo ao virar da segunda página. Talvez tenha sido a capa, ou o facto de me ter atirado a ele sem saber do que se tratava, mas a verdade é que julguei, durante muito tempo, que este era um daqueles romances de época com pitadas de sensualidade. Claro que estava enganada. De histórico Casamento de Conveniência não tem nada – um cenário moderno, com personagens sensitivas e autoritárias, Jennifer Probst traz uma narrativa divertida sobre as potencialidades e exigências de um casal que pode ter mais em comum do que primeiramente aparenta. 

Adorei o pequeno, mas importantíssimo!, pormenor de Alexa ser proprietária de uma livraria e embora a poesia não seja o género que mais me atrai, toda a ambiência acolhedora do mundo dos livros transpareceu para fora da página e deixou-me com um sorriso no rosto. Gostei, também, da sua personalidade genuína e preocupada, com um intelecto capaz de colocar as suas reservas de lado em prol da segurança da sua família. A ligação que Alexa tem com esta última é forte, muito forte – e esse detalhe encontra-se presente ao longo de toda a narrativa transformando esta personagem numa figura altruísta e autêntica. 

Quanto a Nicholas fica a sensação de mudança, e crescimento pessoal, previsível neste tipo de romances sensuais. A urgência em encontrar uma noiva vai para além de qualquer propósito e a necessidade de estar no controlo, de levar as suas ideias e projectos para a frente, é o que o move, o que o faz agir. Este quase desinteresse pela sua potencial parceira de crime sofre uma revolução inimaginável face a perda de algo que nunca se imaginou a ser, ou a ter, o que o transforma no ‘homem de sonho’ não só de Alexa como da comum leitora. 

O enredo não é extraordinário nem inovador dentro do género mas a escrita simples e atractiva de Probst torna-o curioso e interessante quanto baste para que nem se dê pelo constante virar das páginas. Li esta história em duas assentadas, sempre sequiosa por saber que traquinice ou problemática ia surgir no caminho de Alexa e Nick, o que mostra o quão leve e divertida esta obra é. O final é resolvido em poucas linhas, o que me deixou um pouco surpresa, mas no geral Casamento de Conveniência é um início de série satisfatório e de entretenimento puro. 

Quero somente deixar uma nota em relação à tradução – ou potencial revisão – deste livro. Por diversas vezes vi a leitura um pouco estagnada não devido ao seu conteúdo mas sim ao modo como estava escrito no papel. Acho que a tradução não é das melhores e falta-lhe algum cuidado e atenção, um pouco mais de delicadeza na escolha das palavras, mas, ainda assim, Casamento de Conveniência é uma histórica que recomendo a qualquer leitora ávida de romances sensuais que queria experimentar uma das rainhas no género. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.