domingo, 24 de janeiro de 2016

The Rest Of Us Just Live Here, Patrick Ness [Opinião]




Título: The Rest Of Us Just Live Here
Autoria: Patrick Ness
Editora: Walker Books 
N.º Páginas: 352

Sinopse
What if you aren’t the Chosen One?
The one who’s supposed to fight the zombies, or the soul-eating ghosts, or whatever the heck this new thing is, with the blue lights and the death?
What if you’re like Mikey? Who just wants to graduate and go to prom and maybe finally work up the courage to ask Henna out before someone goes and blows up the high school. Again.
Because sometimes there are problems bigger than this week’s end of the world, and sometimes you just have to find the extraordinary in your ordinary life.
Even if your best friend is worshipped by mountain lions.


Opinião
É um poderoso murro no estômago quando as promessas exteriores de um livro criam expectativas gigantescas que o conteúdo não consegue, nem de longe e nem de perto, alcançar. É precisamente assim que me sinto de toda a vez que penso em The Rest Of Us Just Live Here – uma ânsia horrorosa face a indiferença que esta história deixou em mim. 
A premissa por trás deste romance young adult é magnífica. Nunca antes me tinha deparado com uma trama que gira em torno do que se encontram à volta d’O Escolhido em detrimento dos actos heróicos do grande protagonista da obra. Penso que esta foi uma ideia de génio, e que poderia ter sido tão mais bem explorada, e desenvolvida, se nos dedos de outro escritor. 

Não vos consigo explicar o quão curiosa estava com esta obra – nem a tamanha desilusão quando, ao fim de mais de 100 páginas, cheguei à conclusão de que a história em si não me ia levar a lugar nenhum. A escrita nada tem a ver com a minha absolutamente perfeita e encantadora primeira experiência com Patrick Ness – Sete Minutos Depois da Meia-Noite trata-se de um livro que guardarei sempre com especial fervor –, mostrando-se estática, demasiado simples e directa, repleta de clichés; e as personagens, bidimensionais e sem qualquer vinco de personalidade, não me tocaram, não me sensibilizaram, nem tão pouco espicaçaram em mim aquela curiosidade essencial para que uma leitura se torne um acto agradável. 

Penso que em linhas gerais The Rest Of Us Just Live Here é uma sátira aos inúmeros romances contemporâneos e de fantasia que se focam na ideia do The One e no quão comum esta figura se apresenta embora possua habilidades extraordinárias que o levará a salvar o mundo. Porém, não houve um único elemento de interesse que verdadeiramente enriquecesse esta obra e que a fizesse destacar-se das demais. É de louvar a diversidade que Patrick Ness colocou no seu enredo, mas tendo em conta a sua quantidade e o seu grau de qualidade e real desenvolvimento, quase que coloco a questão de esta componente ser, também, uma sátira no sentido em que Ness aborda toda uma série de temas importantes, como a homossexualidade, doenças mentais, problemas de ansiedade e de pertença, quando, tantas outras obras, não versa sobre nenhum. É como se todas as variáveis que tornam um romance diverso estivessem presentes nesta obra, mas sem nenhuma ser explorada a sério.

Este livro foi tão meh que, sinceramente, nem sei bem o que mais escrever sobre ele. Demorei demasiado tempo a percorrê-lo e acreditem que só o terminei pois até à última página guardei a esperança de que algo diferente, e único, e indiscutivelmente singular acontecesse e mudasse por completo a minha opinião sobre a leitura. 
O enredo em si é aborrecido, sem quaisquer picos de conflito e interesse; as personagens não têm mais do que uma camada de personalidade; a escrita é fraca com diálogos demasiado juvenis para a faixa etária do livro; e o intuito da obra, a mensagem final, continua um verdadeiro mistério para mim. Não sei o que é que se passou pela cabeça de Patrick Ness quando decidiu escrever esta ideia desta forma tão... meh. Estou desiludida, muito desiludida. 

2 comentários:

Filipa disse...

Oh, que pena. Estava tão entusiasmada para ler este, sendo assim não sei se vou reconsiderar (ainda não o comprei)... Obrigada pela crítica!

Pedacinho Literário disse...

Eu sou da opinião que todos devem ler todos os livros =) Tudo porque temos gostos diferentes e embora este livro não tenha resultado para mim já li opiniões e comentários de quem gostou bastante. É uma questão de dares uma espreitadela a uma sample ou ao ebook antes de partires para a compra. Ler um ou dois capítulos e ver se vale ou não a pena. Eu, como disse, não gostei. Depois de Sete Minutos Depois da Meia-Noite estava à espera de algo extraordinário e super diferente – até porque a própria sinopse deixa essa sensação – mas não, foi extremamente aborrecido. =(

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.