quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A Pura Verdade, Dan Gemeinhart [Opinião]




Título Original: The Honest Truth
Autoria: Dan Gemeinhart
Editora: Editorial Presença 
Colecção: Diversos, N.º 313
N.º Páginas: 256

Sinopse
Mark é um rapaz normal em quase todos os sentidos. Tem um cão que dá pelo nome de Beau, e Jessie, a sua melhor amiga. Gosta de fotografia e de escrever poemas no seu caderno. O seu sonho é escalar um dia uma montanha. Mas há algo nele que o torna uma criança diferente das outras. 

Mark está doente. Tem uma doença da qual muitos não recuperam e que o obriga a constantes idas a hospitais e a fazer tratamentos. Por tudo isto, Mark decide fugir de casa. Leva consigo a sua máquina fotográfica, Beau e um plano: alcançar o cume do monte Rainier, mesmo que isso signifique a última coisa que irá fazer.


Opinião
Estava mesmo a precisar de um livro assim – que me inundasse o espírito de alegria, me fizesse encarar a vida com outros olhos, me ensinasse uma lição como nenhuma outra igual e me fizesse abraçar o mundo com um renovado sorriso e sentimento de esperança. A Pura Verdade é como um ensinamento para miúdos e graúdos, cuja história, intemporal, deixa a mensagem de que tudo é possível, de que o sangue e a amizade são vitais, de que o amor é, muitas vezes, incondicional, e de que vale sempre a pena lutar, acreditar na nossa vontade, nos nossos sonhos. 

Mark está doente. Metade da sua vida foi passada em hospitais e tratamentos. Mas ainda assim guarda o sonho de um dia cumprir a promessa que fez ao seu avô, a de subir uma montanha e, no topo dessa longa e árdua escalada, decidir o seu próprio futuro – ser dono de si mesmo. 
A Jessie, Mark deixa um adeus especial – afinal de contas, não há mentiras nem segredos entre melhores amigos. Aos seus pais, uma simples nota. A Beau, o seu pequeno mas destemido companheiro de quatro patas, deixa a promessa de uma vida em conjunto até ao fim. Ao mundo, Mark deixa a exclamação de mostrar que ainda é capaz, que não precisa de ninguém e que irá subir ao topo do monte Rainier. E essa é a pura verdade. 

Ainda sinto o coração quente devido a esta história alternada entre duas perspectivas – a primeira pessoa de Mark nesta que será uma aventura de uma vida, e a terceira pessoa dos seus pais e de Jessie que aguardam, em desespero, um sinal de que tudo irá correr bem e de que Mark irá, eventualmente, voltar para casa. 
A voz do nosso protagonista é abrasadora – e rapidamente se torna impossível o leitor não se compadecer com a situação que vai desvendando aos poucos. A coragem, a determinação e a vontade em lutar por mais que Mark demonstra no decorrer da história são impressionantes e é, no mínimo, inspirador. Nem por um segundo Mark questiona o seu propósito, e nem por um instante Mark coloca, seriamente, a hipótese de voltar para a segurança do presente que odeia, embora ame as pessoas que estão à sua volta. A sua condição é especial e ao longo do caminho até ao seu destino Mark encontra uma série de intervenientes, e situações, de cortar a respiração e que o ajudarão a crescer enquanto pessoa. E que crescimento ele sofre

Adorei cada pormenor que Dan Gemeinhart criou em torno da sua história e das suas personagens. A reviravolta final, aquele momento que nos faz completar o ciclo de A Pura Verdade, foi genial, e confesso que não poderia ter havido melhor desfecho que não aquele da incerteza – e esta é uma incerteza que eu não quereria de outra maneira. 
Gemeinhart tem uma escrita bela, quase poética, que embeleza e enriquecer sobremaneira o tipo de narrativa que quer trespassar. Para os mais jovens, este é um livro simples mas que lhes ensinará mil e uma lições sobre a vida. Para os adultos, esta é aquele tipo de obra que não se esquece, e que se quererá passar de geração em geração. Uma aventura deslumbrante de um rapaz de doze anos e do seu cão em busca de uma liberdade etérea. Uma história de amizades inquebráveis, promessas escritas no tempo –, de paz e emoções, de desejos e quereres, de tudo o que é impossível mas está absolutamente ao alcance da nossa vontade. Ah, e de haikus. E essa é a pura verdade. 


Para mais informação ou aquisição desta obra, visite o site da Editorial Presença, aqui.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.