domingo, 19 de julho de 2015

Enlaçados, Emma Chase [Opinião]




Título Original: Tamed
Autoria: Emma Chase
Série: Tangled, #3
Editora: Topseller
N.º Páginas: 224

Sinopse
Ele é sedutor e um apaixonado pela vida. Ela é sensual e determinada. Nenhum dos dois quer assumir um compromisso. Mas estarão os seus destinos enlaçados?
Matthew Fisher é um banqueiro bem-sucedido, posição que lhe permite desfrutar dos prazeres materiais e morar num apartamento com vista para o Central Park. Matt sempre foi um sedutor e um mulherengo incorrigível. Ele admite que, enquanto não encontrar a «mulher certa», se vai divertindo com todas as «mulheres erradas». Apesar disso, ele quer assentar. Delores Warren é uma mulher diferente. O seu trabalho como engenheira espacial não a impede de ser sensual, extravagante e espontânea. Dee (como é conhecida) é decidida, principalmente no que respeita aos homens. Por ter vivido uma sucessão de relações que correram mal, resolve desistir dos compromissos sérios e aproveitar apenas os encontros casuais pelas noites de Nova Iorque.
Quando se conhecem, Matt acredita que encontrou finalmente a pessoa certa. Conseguirá ele fazê-la mudar de ideias e levá-la a aceitar um relacionamento sério?


Opinião
Quase nem tenho palavras para descrever esta aventura pelo campo do romance e da sensualidade, nem para destacar o quanto adoro o estilo descontraído mas tão, tão sublime de Emma Chase, assim como todo o seu leque de personagens. 
As mensagens importantes, e por vezes poderosíssimas, representadas num quotidiano que facilmente poderia ser nosso familiar, continuam presentes na narrativa – em Enlaçados, tópicos como a confiança, a aceitação pessoal e do outro, e o ultrapassar do passado são explorados ao máximo e com uma beleza descritiva estonteante. A qualidade mantém-se, o entretenimento também, e a vontade de prosseguir para o próximo livro, e o próximo, e o próximo, é mais do que muita. 

Neste terceiro romance de Emma Chase, a autora decide colocar em modo pausa a continuidade narrativa do casal que tem tomado esta série de arrombo – Drew e Kate. Ao invés, o leitor é levado aos primórdios de Envolvidos, quando Billy era ainda um obstáculo no (possível e altamente desejado) relacionamento dos protagonistas, mas com a particularidade de a história se centrar em Matthew, um dos grandes amigos de Drew, e Delores, uma quase irmã para Kate. 
Dee é uma personagem de peso. A sua personalidade irreverente e espontânea levam a que tudo o que a envolva seja uma surpresa. No entanto, Enlaçados mostra a vulnerabilidade que até então ainda não tínhamos visto – Dee Dee não é imune à dor, ao sofrimento e ao medo, e todos esses sentimentos, e dúvidas, e dilemas, estão bem presentes no desenrolar dos acontecimentos. Matthew, por seu lado, é um Drew um pouco mais calmo, comedido. A sua persistência face o que sabe ser inevitável é louvável e a consistência que apresenta do principio ao fim, ao mesmo tempo que vai evoluindo enquanto figura principal do enredo, é absolutamente viciante. Adorei ler cada gesto sincero, cada toque repleto de luxúria, e cada palavra romântica. 

O tipo de enredo em si pode não fugir muito ao que já vimos sendo habituados por parte desta autora, e ao que podemos encontrar nos dois volumes antecedentes, mas a verdade é que cada um dos seus diálogos inteligentes, cada uma das suas perspicazes personagens, e cada um dos seus adoráveis obstáculos são se um entretenimento puro – é impossível não rir com esta história, é impossível não corar e não sorrir com estes momentos de paixão e é impossível não querer ler mais, e saber mais, e avançar mais na série. Dee continua a ser uma das minhas intervenientes favoritas, ainda que “na história da sua vida” apresente uma atitude um pouco mais amainada – embora ainda assim bastante feroz quando diz respeito a proteger os que ama – mas sem dúvida que Matthew é um seu par à séria, com os seus próprios problemas pessoais, sim, mas sempre com uma garra deliciosa e um jeito de ser que dá bastantes largas à imaginação. 

É com um prazer enorme que escrevo que Tangled se tem vindo a tornar, de romance para romance, numa das minhas séries predilectas no que diz respeito à obra romântica com laivos de erotismo. Sou loucamente apaixonada pelo estilo de Emma Chase – adoro as suas saídas perfeitas, e conflitos realistas, e personagens palpáveis com feitios, por vezes, muito, muito especiais – e não posso recomendar mais a leitura desta série. Tenho plena consciência de que ainda “agora” foi lançado Enlaçados, mas mal posso esperar pelo próximo – e talvez último? – livro de Tangled. Viciante! 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.