sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Quando a Neve Cai, Maureen Johnson, John Green & Lauren Myracle [Opinião]




Título Original: Let It Snow
Autoria: Maureen Johnson, John Green & Lauren Myracle
Editora: Topseller
N.º Páginas: 320

Sinopse
Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados.

Opinião:
Três histórias.
Três autores.
Uma cidade.

Ninguém poderia prever que uma tempestade de neve em plena época natalícia viria a ser o palco perfeito para o desabrochar de uma série de milagres. Há quem acredite que o Natal possui uma magia muito própria, um encanto e um certo je ne sais quoi impossível de definir e que suaviza a propensão humana para com o maravilhoso, e se existe uma mensagem que este romance transmite com clareza é a de que a vida é feita de um conjunto de momentos excêntricos e por vezes sem sentido, mas que sejam quais forem as circunstâncias, vale sempre a pena lutar por aquilo – ou por aqueles – que queremos. Ao fim e ao cabo, o inesperado pode estar mesmo ao virar da esquina.

Quando a Neve Cai trata-se, então, de uma obra contada a três vozes, em três contos distintos, mas que poderia facilmente ser uma história só dado o modo como as várias linhas narrativas se interligam entre si através das suas personagens. Estas conhecem-se de uma forma ou de outra, e as consequências dos seus actos, e dos seus relacionamentos sociáveis, ora afectam ora ajudam na concretização dos laços românticos que se vão formando ao longo das páginas deste livro.
O espírito natalícia e festivo encontra-se fortemente presente nestes três enredos, e talvez por isso esta seja uma daquelas leituras obrigatórias para se desfrutar durante o inverno, em frente à lareira ou envolta numa manta, com uma caneca de chá ou chocolate quente na mão.

O Expresso Jubilee
Jubilee é quem dá começo ao deslumbrante descarrilar de momentos hilariantes e imensas vezes afectuosos. Maureen Johnson inicia, então, esta compilação apresentando-nos uma personagem algo extravagante e singular, com um sentido de identidade muito próprio, que se vê confrontada com uma viagem inesperada. E embora o seu destino fosse a casa dos seus avós na Florida, Gracetown acaba por ser o refúgio acolhedor – bem mais hospitaleiro que um comboio parado no meio de uma tempestade de neve – que irá mudar a sua vida para sempre, ao abrir-lhe os olhos para o distanciamento palpável e existente na sua relação com Noah, algo camuflado pela força do hábito que um namoro de adolescentes pode proporcionar.

Maureen Johnson não me era um nome totalmente desconhecido, mas foi preciso Quando a Neve Cai para verdadeiramente pegar na sua escrita. Gostei particularmente da maneira como a autora aborda a temática dos afectos, e das pequenas extravagâncias que as suas personagens possuem, seja por coleccionarem objectos ‘estranhos’ que as levam a viver as mais loucas aventuras possíveis, seja por deterem uma essência única, uma aura que atrai o leitor.

Um Milagre de Natal Fantabulástico
Tobin, JP e Angie (ou a Duke) protagonizam este segundo conto, que se centra numa luta desenfreada contra o relógio – e a neve – em prol da mais rara das oportunidades: passar a noite na Waffle House na companhia de um grupo de cheerleaders. Só que para isso Tobin e JP terão, não somente, que convencer Angie a alinhar no plano – afinal de contas, ela é uma rapariga e o seu interesse por chefes de claque é inexistente – como terão de chegar primeiro que Timmy e Tommy à Waffle House, sem se esquecerem de levar o Twister – que assume o posto de bilhete de entrada.

John Green persiste na posição de um dos meus autores favoritos dentro e fora do seu género. A sua escrita é como um bálsamo para a minha alma de leitora e o seu talento é algo perceptível em cada página, cada diálogo, cada passagem descritiva. Talvez o mais divertido e extraordinário dos três contos – e, também, aquele de que gostei mais – Um Milagre de Natal Fantabulástico dá continuação a um todo narrativo magnífico com a adição da singularidade do humor, e escrita, de Green.

O Santo Patrono dos Porcos
Abby encerra o trio de contos ao mostrar o seu arrependimento face um relacionamento que, embora não fosse perfeito como num conto de fadas, numa última instância era tudo pelo qual ansiava. Indo buscar Jeb, uma personagem que entra em ambas as tramas anteriores, Myracle foca-se no destroçar de Abby e na sua incapacidade de ver para além da bolha que a rodeia enquanto analisa, ainda que de forma um pouco superficial, os bons e os menos bons momentos passados na companhia de Jeb.

Lauren Myracle foi uma surpresa em absoluto para mim – e, infelizmente, pela negativa. Desconhecia por completo a sua obra e o seu estilo de escrita, e O Santo Patrono dos Porcos não me convenceu. A sua personagem principal, Abby, é extremamente egocêntrica e irritante e o tom que confere à história, enquanto autora, é um tanto ou quanto aborrecido. Esperava mais, confesso.

Sem dúvida de que Quando a Neve Cai é um daqueles romances leves e divertidos, perfeitos para se folhear numa fria tarde de inverno. Reconfortante e com um espírito festivo contagioso, esta é uma leitura rápida que deixa o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.