segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Envolvidos, Emma Chase [Opinião]




Título Original: Tangled
Autoria: Emma Chase
Editora: Topseller
N.º Páginas: 256


Sinopse:
Ele é rico, incrivelmente atraente e arrogante. Ela é fantástica, lindíssima e ambiciosa. Irão chocar um com o outro ou acabar envolvidos? Drew Evans trabalha diariamente em negócios de milhões e seduz todas as mulheres de Nova Iorque com um único sorriso. Se a vida lhe corre tão bem, então porque é que está fechado em casa há sete dias, a sentir-se miserável e deprimido? Ele vai dizer a toda a gente que está com gripe, mas a verdade não é bem essa. Quando Katherine Brooks é contratada para trabalhar com Drew no banco de investimento do pai, a sua vida de playboy, habituado a ter tudo o que quer, dá uma volta de 180º. A competição profissional a que ela o sujeita irrita-o, a atração que sente por ela é perturbadora e a sua aparente inabilidade para conquistá-la é exasperante. Seja como for, Drew tem uma única regra inquebrável na sua vida: não se envolver com colegas de trabalho. Mas será que Drew vai ser capaz de resistir a Kate? E como é que uma única mulher pode transformar o mais sedutor e bem-sucedido dos Don Juans num pobre homem desesperado?


Opinião:
Sabem aquela sensação meio estranha, meio inexplicável de quando encontram um livro que de tão diferente e único que é rapidamente se transforma num absoluto pote de gargalhadas? E mesmo quando se julgam preparados a pousá-lo na mesinha de cabeceira ou na mesa de apoio, sentem um aperto insuportável no estômago e voltam com todas as decisões atrás, adiam o que quer que tinham planeado fazer, e devoram página sobre página, sequiosos por mais sorrisos, mais lágrimas felizes, e mais gargalhadas? De certo que sabem do que falo, e deixem-me que vos diga que esta foi exactamente a minha experiência com o romance Envolvidos.

A premissa que envolve o enredo desta história não é, de todo, inovadora. Difícil será encontrar o leitor que ainda não se tenha deparado com uma obra que se foca na demanda de um mulherengo em busca dos afectos de uma mulher especial, forte e decidida, que sabe estar fora do seu alcance — nesse aspecto, Envolvidos não oferece nada de novo. Contudo, Emma Chase foi absolutamente perspicaz ao contar a narrativa do ponto de vista masculino, e não do feminino a que tantos leitores já estão habituados. Através do pensamento e olhos de Drew, é-nos narrada a sua aventura e a sua transformação de homem devorador de mulheres a homem de uma mulher só. Os vários momentos que a autora retrata são, também, distintos à sua própria maneira, seja ao iludirem a personagem principal na ideia de que as mulheres são um ser demasiado complicado, seja na perspectiva conflituosa e algo intrincada em que a própria acção do romance se desenvolve. Confesso que por diversos instantes dei por mim embalada num tão incontrolável ciclo de gargalhadas que não só as lágrimas escorriam pela minha face como a barriga acusava algumas dores inesperadas — e não há sensação mais maravilhosa do que a de um livro a encher-nos a alma de sentimentos bons.

Dizer que gostei imenso da personagem de Drew é, quase, um eufemismo. A princípio foi-me algo difícil consolidar a ideia de que a figura masculina seria a voz de um romance que eu sabia, de antemão, ir ser do meu agrado. No entanto, a forma como Chase descreve o intelecto e mente de Drew é incondicionalmente soberba, e não há como lhe resistir. Aliás, encontro-me muito perto de afirmar que o pensamento e espírito masculinos, ou pelo menos de uma boa parte dos homens, é precisamente como o de Drew, e talvez por não estar acostumada a ser confrontada, tão directamente, com tamanhas verdades e loucuras, encontrei neste romance uma absoluta pérola entre conchas vazias.
Quanto a Kate, essa é mulher de uma garra incrível e foi muito bom ver como a sua personalidade forte moldou o dia-a-dia de Drew. Gostei bastante do modo como esta enfrentou, por diversas vezes, tão másculo homem — principalmente nos momentos em que o intelecto, a esperteza e a vingança estiveram presentes —, mas foi igualmente interessante e aprazível assistir ao seu próprio desenvolvimento e aos sentimentos em muito negados que acabaram por se fortalecer sozinhos e deixá-la numa situação algo complicada.
De entre os intervenientes secundários, que ainda são alguns, destaco a pequena Mackenzie (sobrinha de Drew) e o seu jarro dos impropérios — confesso que não há menina mais astuta que ela.

Vejo Envolvidos como um romance de várias frentes — tanto pode ser saboreado num clima mais ameno e fresco pela sua jovial camada de hilaridade, quanto num belo sofá em frente de uma lareira ou por baixo de uma manta dado o seu lado mais atrevido e sensual. Seja em que ambiente for, Emma Chase apresenta uma história que marca pela diferença e que deixará o seu leitor inteiramente satisfeito e a morrer pela continuação (mas, atenção, este é, também, um livro que funciona muito bem sozinho). Por tudo isto e muito mais que ficou por escrever, recomendo Envolvidos a todos os leitores e sem quaisquer restrições — leiam este romance que vale bem a pena.  

1 comentário:

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Oh pah, eu queria tanto gostar deste livro :( Acabei de o ler ontem e confesso que não gostei...achei muito brejeiro, muito repetitivo e muito previsivel.Mas devo ser a unica pessoa do mundo que pensa assim :D

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.