domingo, 22 de abril de 2012

Novidade Contraponto - "As Coisas que te Caem dos Olhos", Gabriele Picco

‹‹Uma pedra preciosa››
La Stampa

Título: As Coisas que te Caem dos Olhos
Autoria: Gabriele Picco
N.º Páginas: 216

Lançamento: Já disponível
PVP.: 15,50€

Sinopse: Ennio é um jovem tímido que tem um interesse muito especial: lágrimas, misteriosas gotas de água salgada que contêm sonhos, lembranças, medos... Quando vê uma, fotografa-a e inventa uma história. Contudo, o próprio Ennio não chora, nunca. Aprendeu a enterrar a dor, a ocultar os sentimentos e, com eles, o seu segredo mais inconfessável. 
Fugindo do passado, Ennio parte para Nova Iorque. Certo dia, encontra o diário de uma rapariga japonesa: Kazuko. Deslumbrado pelos fabulosos desenhos que encontra naquelas páginas, Ennio parte numa busca incessante para devolver o livro à dona. Durante este período, a sua história entrecruza-se com a de outras personagens tão excêntricas quanto cativantes: Gianny, que tem uma fisga no nome; Arwin, que filma tudo o que o rodeia com uma câmara escondida no cabelo; Josh, que perdeu a mulher no atentado às Terres Gémeas e agora colecciona pó; e ainda, uma gaivota ferida, resgatada da neve de Abril - que, dizem, dá sorte. 
Uma fábula enternecedora com pequenas ilustrações do autor, Gabriele Picco também desenhou a capa, que na realidade foi uma escultura que fez. 

Sobre o autor:
Gabriele Picco nasceu em Brescia, Itália, em 1974. Licenciou-se em Literatura Moderna pela Universidade de Milão. 
Artista plástico e escritor participou com pinturas e esculturas em diversas exposições, tanto em Itália como no estrangeiro, e as suas obras encontram-se em colecções tão prestigiadas como a do MoMa. 
Além de dois romances, escreveu alguns contos para diversas publicações. 

As Coisas que te Caem dos Olhos venceu o Prémio Alinovi (um prémio atribuido pelos "amigos" de Francesca Alinovi (crítica de arte) a artistas que fizeram um contributo à convergência das artes). E foi finalista do Prémio Viadana (um prémio literário da Biblioteca da cidade de Viadana, onde o júri é popular). 

Imprensa:
‹‹Picco consegue combinar vários géneros de arte de forma assombrosa.››
Renato Barilli, Tutto Libri

‹‹Um livro poético, cheio de fantasia, arte e ironia.››
Che tempo che fa

‹‹Um dos romances mais belos do ano.››
Fuori le Mura

‹‹Uma fantasia entrelaçada com deslumbramento infantil.››
Gionarle di Brescia

‹‹Um romance para todos os públicos.››
La Vanguardia

‹‹Gabriele Picco, com uma prosa poética e parágrafos de uma beleza extrema, escreveu um romance especial, imperdível.››
Maria Aixa Sanz

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.