segunda-feira, 4 de julho de 2011

Opinião da Vencedora do 1.º Passatempo Sarah Addison Allen


Título: O Jardim Encantado
Autoria: Sarah Addison Allen
N.º Páginas: 267


Opinião de Carla Trindade:
O Jardim Encantado, O Quarto Mágico ou O Feitiço da Lua… hum… foi sem dúvida difícil escolher sobre qual deles escreveria esta crítica. Qualquer um deles é por si só um livro especial, único e marcante. Assim como a própria escrita que destaca Sarah Addison Allen se revela envolvente e apaixonante. Faz-nos sonhar enquanto página a página nos deliciamos com lugares mágicos e acontecimentos tão incríveis onde só a nossa imaginação consegue chegar. Sarah dá-nos a mão e consigo caminhamos ao sabor das suas deliciosas palavras onde saboreamos o doce sabor do sonho, do encantamento e fascínio, dos aromas e nos seduzimos com as suas personagens que dão vida a histórias e cenários sublimes e idílicos. Quase conseguimos sentir o perfume do jardim, o aroma do bolo acabado de fazer, a suavidade do ar que se respira. São, sem dúvida, momentos de leitura únicos.
Acabei por optar pelo Jardim Encantado, talvez por ser o primeiro que me fez mergulhar neste mundo do sonho e aventura onde uma excêntrica macieira produz frutos capazes de profecias nem sempre agradáveis e, vulgarmente até, algo estranhas. A árvore tem uma forte personalidade e atira-os a quem eles se destinam, portanto quem comer uma destas maçãs… que se prepare!
Pois… mas como nem só de macieiras diferentes e maçãs estranhas se faz este Jardim Encantado falta também falar das misteriosas flores comestíveis que abundam neste espaço. Cada uma tem um poder muito próprio, muito especial e sem dúvida muito enfeitiçante! Quem degustar uma pétala apenas que seja, depressa sentirá os seus efeitos...
Este jardim tão único quanto especial pertence às mulheres da família Waverley: Claire, Evanelle e Sydney.
Claire tem uma empresa de catering e é conhecida pelos seus famosos cozinhados: pratos preparados tendo como ingredientes principais os frutos, plantas e especiarias existentes no Jardim Encantado. Quem os ingerir terá, inevitavelmente alguma consequência, boa ou má… isso logo se verá!
Claire é uma mulher simples e reservada que tem medo de sobressair, mas é uma referência pelo seu dom da culinária. Sente-se enclausurada pelo medo de não ser aceite pelos vizinhos por ser uma Waverley, cujo nome é sinónimo de se ser estranho e diferente, pois só as Waverley têm dons “peculiares”. Claire nunca se apaixonou até conhecer um vizinho muito especial…
Evanelle, a prima já com alguma idade, tem a particularidade de oferecer presentes por vezes estranhos e singulares, sem qualquer razão aparente ou… pelo menos à primeira vista! Não sabe como nem por que razão, mas tem de oferecer aquilo àquela pessoa. Mais tarde todas essas ofertas se vêm a revelar bastante úteis a quem as recebe, portanto mais vale não questionar a utilidade do presente e muito menos pensar em recusá-lo!
Sydney é a jovem irmã de Claire, destaca-se pela sua beleza, rebeldia e espírito aventureiro. O mesmo que a leva a sair de Bascom à procura de uma vida melhor e também numa tentativa algo frustrada de fugir ao legado que as Waverley carregam consigo. Sydney tem o dom de saber arranjar e pentear cabelos como ninguém, mas ignora-o. Passa por vários locais, diversas profissões, inúmeras paixões e acaba por ter uma filha de David, um homem violento que a espanca, precipitando assim a sua fuga pela liberdade perseguindo-a até Bascom.
Sydney sempre tentou fugir ao destino, mas os seus desígnios sempre foram mais fortes e a verdade é que a sua filha Bay, também ela uma Waverley, tem um dom: ver o local onde todas as coisas e pessoas pertencem.
E é com esta tentativa de fuga de uma relação de agressões que David insiste em prosseguir, que se dá o regresso de Sydney a Bascom, o reencontro com a irmã e onde o melhor amigo de infância se revela bem mais do que isso…
Personagens intensas, únicas e muito singulares dão vida a um livro sem dúvida diferente com uma história fantástica, onde a leitura envolvente e apaixonante faz com que cada página seja vivida num delicioso mergulho ao mundo da fantasia e encantamento.
Recomendo vivamente a todos aqueles que gostam de sonhar e também a todos os que ainda precisam de aprender!

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.