domingo, 24 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 4: Livro Sobrevalorizado

Infelizmente, creio existirem demasiados livros sobrevalorizados, actualmente, a circular pelo mercado. Principalmente, livros que, numa primeira perspectiva, achei muito bons e inovadores e deliciosos mas que, após uma segunda, terceira, quarta observação, e por aí fora, a opinião já não se encontrar intacta. Para o dia de hoje, escolhi Marcada, de P.C. Cast e Kristin Cast.

Lembro-me da primeira vez que peguei neste livro. Fiquei visivelmente agradada com a capa e foi o que me levou a comprá-lo. Isso e o facto de retratar vampiros, uma espécie sobrenatural que, desde Anne Rice, sempre mantive muito perto do coração. No entanto, Marcada foi a desilusão completa. A protagonista não tem força suficiente para aguentar o seguimento da narrativa, além de ser desastrosamente infantil, e a trama em si também não foi capaz de oferecer nada verdadeiramente especial, diferente e inovador. Apesar de me ter ficado por este primeiro volume, já tomei conhecimento de que não há muito a desenvolver nos seguintes livros e, por isso, será uma série que deixarei de parte até momentos mais propícios de leitura (tudo porque não sou capaz de deixar uma saga a meio). Sei que há muitos seguidores de P.C. Cast e Kristin Cast um pouco por aí e a esses peço somente que não levem a mal a minha escolha de livro sobrevalorizado. Até porque, efectivamente, o acho sobrevalorizado e em demasia! Concordem ou não... é a minha opinião. Mas estou aberta a ouvir/ler a vossa.

4 comentários:

Rita disse...

Lembro-me que quando comecei a ler Sangue Fresco, esta saga tinha igualmente bastante saída e durante algum tempo ponderei em ler. Contudo, pesquisei um pouco sobre a mesma e as opiniões, pelo menos no fórum que mais participo, são muito semelhantes à tua, que o livro é demasiado infantil e pouco original. O que é uma pena, pois tem bastantes fãs, o que me levava a crer exactamente o contrário. :s

p7 disse...

Boa escolha. ;) Os livros seguintes são igualmente frustrantes quanto à protagonista, por isso não perdes muito. :P

Pedacinho Literário disse...

É mesmo. Quando vi a quantidade de seguidores desta série pensei: "Uau, deve ser mesmo muito boa!". Errado. Eu, pessoalmente, não gostei. Quero ler os seguintes mas só quando não tiver mais nada para ler... Mas sabes que não há nada como cada um experimentar por si. :) Mas não te deixes enganar, Rita. :)

Beijinho*

Pedacinho Literário disse...

Ao menos isso, p7. Fico mais satisfeita... Disseram-me que grande parte dos livros seguintes é focado nas relações que Zoey tem com outros personages e que nunca passa do mesmo... Não me parece que seja uma leitura impulsiva e viciante...

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.