segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Quarto Mágico, Sarah Addison Allen



Título Original: The Sugar Queen
Autoria: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 275
Tradução: Eugénia Antunes


Sinopse:

Josey Cirrini tem a certeza de apenas três coisas na vida: o Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada; e um doce sabe muito melhor quando degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida triste, o seu único consolo é a pilha de doces e romances a que se entrega todas as noites... até que descobre que no roupeiro se esconde Della Lee Baker. Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee decide ajudar Josey a mudar de vida. E, em breve, a jovem renunciará às guloseimas e descobrirá que, mesmo sem elas, a vida pode ser doce.
Influenciada por Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta para quase tudo.
À medida que Josey se atreve a sair da sua casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surpreendente e o amor pode surgir em qualquer altura. E isso é só o início...


Opinião:

Sarah Addison Allen é extraordinária na sua escrita e na forma como conjuga histórias reais, com personagens altamente credíveis e comuns, com um magnifico toque de magia que, automaticamente, confere todo um novo ambiente encantador aos seus romances. Depois de um O Jardim Encantado completamente adorável e marcante, a autora apresenta o seu segundo trabalho, O Quarto Mágico, mostrando mais uma obra profundamente assinalada por conceitos como esperança, mistério, amor e amizade. Narrativas independentes entre si mas com uma mensagem em comum, Addison Allen mostra, neste romance – tal como fez no anterior – que, por vezes, é bom lutarmos por aquilo que realmente queremos, por mais impossível que possa parecer concretizar esse sonho ou por mais conselhos negativos e contraditórios que possamos ouvir, Addison Allen demonstra que vale sempre a pena fazermos algo por nós mesmos.

Josey Cirrini sofre de uma paixão avassaladora pelo seu carteiro. Sem coragem para lhe confessar um amor tão profundo, ela esconde-se no seu armário onde, secretamente, guarda uma quantidade louca de doces e guloseimas. Refugiando-se assim de um amor complicado e de uma mãe que faz os possíveis por refazer um passado que não consegue largar, Josey passa grande parte do seu tempo rodeada de iguarias e muita, muita literatura romântica... até ao dia em que dá de caras com Della Lee Baker, uma mulher no mínimo intrigante que tomou o armário de Josey como a sua nova casa. Será com Della Lee que Josey irá verdadeiramente aprender a apreciar a dádiva de oportunidades e escolhas que a vida lhe oferece todos os dias, levando-a assim a travar amizade com Chloe Finley, uma jovem adorável que é perseguida por livros que lhe aparecem nos momentos e locais menos oportunos, e a descobrir o genuíno poder da amizade e do amor.

O Quarto Mágico é, sem sombra de dúvida, um livro inteligente que combina, na perfeição, toda uma série de elementos essenciais para o tornar um excelente romance. Tendo de tudo um pouco, alegria e tristeza, gula e mistério, Sarah Addison Allen transporta o leitor para mais um mundo encantado onde o impossível pode, com muito esforço, tornar-se algo real e palpável. Novamente conferindo um toque algo pitoresco e sulista, a autora faz as delicias do autor ao apresentar personagens elevadamente credíveis, simpáticas e dotadas, num cenário divertido e acolhedor, com uma história de arrebatar e devorar página atrás de página. Embora, a nível pessoal, tenha gostado mais do romance anterior da autora, O Jardim Encantado, este, O Quarto Mágico, não lhe fica nada atrás.

Sendo já uma das minhas escritoras de eleição, com um estilo muito próprio e que simplesmente fascina o leitor do princípio ao fim, Sarah Addison Allen excede todas e quaisquer expectativas ao oferecer romances como estes. Ansiosa por desfrutar de O Feitiço da Lua, esta é uma autora que simplesmente recomendo. Sem reversas ou preconceitos. E com muita magia e encanto à mistura. 

1 comentário:

Monique Mayumi disse...

Nossa, parabéns pelo blog!
Muito bom mesmo!
Adorei!
;)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.