quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novidade Porto Editora - "O Sabor dos Caroços de Maçã", de Katharina Hagena

Depois de ter publicado vários livros infantis e um ensaio sobre a obra de James Joyce, Katharina Hagena aventurou-se finalmente pelos caminhos do romance. O Sabor dos Caroços de Maçã, que a Porto Editora publica a 9 de Junho, foi extremamente bem recebido na Alemanha e em França.
Vinte e uma semanas de permanência nos tops franceses, mais de setecentos mil exemplares vendidos na Alemanha e direitos internacionais vendidos para vinte e um países. Assim se resume o sucesso do envolvente romance de estreia desta escritora natural de Karlsruhe. A linguagem é invulgarmente poética sem nunca cair no kitsch. Em termos de enredo, Hagena mistura os destinos de três gerações, os acontecimentos marcantes com a força metafórica do lugar - a casa e o jardim -, num tomance sobre a relação entre memória e esquecimento.
O livro vai, naturalmente, estar em desta na Feira do Livro do Porto, que decorre até ao próximo dia 12.

Título: O Sabor dos Caroços de Maçã
Autoria: Katharina Hagena
N.º Página: 224

Lançamento: 9 de Junho
PVP.: 15,90€

Sinopse: Um romance mágico que apela aos cinco sentidos. Três gerações de mulheres numa história repleta de segredos, de relações perigosas e amizades inesperadas, de nostalgia e esperança.
Bootshaven, Norte da Alemanha. O cheiro a maçãs é intenso e envolve a antiga casa e o jardim. Um perfume que leva Iris, bibliotecária em Friburgo, de regresso aos tempos de criança. Muitos anos passaram, mas tudo parece como dantes: a casa na orla do bosque, as groselheiras brancas, os tapetes de miosótis abafados pelas ervas daninhas. Um jardim mágico, dominado pela velha macieira, debaixo da qual as mulheres da família Lunschen conheceram o amor, a amizade... e a morte.
Iris recorda o terrível e misterioso acidennte que vitimou Rosmarie, a sua prima querida, com apenas 15 anos. O que estava ela a fazer no telhado do jardim de inverno? E o que lhe teria tentado dizer?

Sobre a autora:
Katharina Hagena nasceu em 1967 em Karlsruhe.
Estudou Literatura Inglesa e Germânica em Marburgo, Londres e Friburgo, foi investigadora na Fundação James Joyce e leccionou no Trinity College em Dublin e na Universidade de Hamburgo, onde actualmente vive e trabalha como escritora freelancer.
Publicou diversos livros infantis e um ensaio sobre a obra de James Joyce. O Sabor dos Caroços de Maçã é o seu primeiro romance. 

Imprensa:
Uma absoluta obra-prima.
Le Nouvel Observateur

Um livro que cheira a verão, a maçãs e a groselhas. O Sabor dos Caroços de Maçã é um romance melancólico e reconfortante sobre a memória.
Die Zeit

A sua música sensível e sensual não se assemelha a nenhuma outra.
L'Express.fr

Se, nas entrelinhas, o leitor sente o cheiro a "maçãs e velhas pedras", é porque a autora (...) consegue de forma soberba dar vida à recordação. Esta maçã saboreia-se inteira, mesmo com os caroços.
Elle 

1 comentário:

Glorinha L de Lion disse...

Humm....este livro me deu uma vontade de ler....a começar pela capa! Belíssima! Acho que ainda não tem no Brasil....pena. Beijos,

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.