quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novidade Oficina do Livro - "O Dia Claro", de Júlio Moreira

Todas as ambições têm um preço!

Título: O Dia Claro
Autoria: Júlio Moreira
N.º Páginas: 336

PVP.: 14,90€

Sinopse: Gino, estudante de cinema, e Maria, uma jovem poetisa, refugiados de uma guerra da Europa Central, são as figuras centrais de O Dia Claro. Quando chegam a Lisboa, uma teia de personagens e relações se vai construindo à sua volta: um conde aristocrata, um candidato a primeiro-ministro, uma mulher misteriosa que dirige um salão literário, uma psicanalista lésbica, uma astróloga com actividades pouco claras, entre outras, dão corpo a um conjunto de figuras, cujas histórias se vão entrecruzando e em que cada uma está mais dependente da outra do que julga e deseja. 
É pela voz destas personagens que o leitor vai acompanhando o processo da sua convergência para uma situação complexa em que todos dependem de todos. E quando Marcelo, político em ascensão, aparece morto, todos são, naturalmente, suspeitos. 
A originalidade do enredo, a limpidez da escrita e o retrato exímio de diversos tipos sociais - dos meandros da política ao mundo financeiro, do artista falhado ao refugiado que vai perdendo a sua identidade, dos excessos da burguesia bem instalada aos problemas quotidianos da classe média - são elementos que assinalam o feliz regresso de Júlio Moreira e que fazem de O Dia Claro um romance vigoroso e actual, que não deixará de seduzir e prender o leitor até à última página. 

Sobre o autor:
Júlio Moreira nasceu em Lisboa em 1930. É engenheiro agrónomo e arquitecto paisagista, profissões que tem exercido sem prejuízo de uma constante relação com a literatura, que se traduz pela publicação de artigos culturais em revistas e jornais, oito romances (alguns editados no Brasil e na Alemanha, entre os quais A Barragem, galardoado com o Prémio PEN Club), e numerosos contos em antologias e revistas. Da sua obra ensaística, destacam-se A Borges o que é de Borges, na sequência de uma longa entrevista em Buenos Aires, e A Inquietação do Tempo na Obra de Rilke (colóquio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
É ainda autor de livros didácticos e de ficção para crianças e adolescentes, o último dos quais, A Grande Viagem dos Homens, está integrado no Plano Nacional de Leitura. O Dia Claro é o seu novo romance.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.