quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novidade Civilização - "Uma Noite de Primavera", de Julia Glass

O septuagenário Percy Darling passa agradavelmente os seus dias de reformado na sua quinta histórica perto de Boston a ler romances, a ver filmes antigos e a nadar nu no lago. Porém, esta rotina é perturbada quando é persuadido a ceder o seu celeiro a uma escola da localidade. À medida que vê o seu refúgio rural ser invadido por crianças, pais e professores, começa a reavaliar a vida solitária que tem levado nos últimos trinta anos. Uma Noite de Primavera é o quarto romance publicado pela Civilização da autora vencedora do National Book Award e do Binghamton University John Gardner Book Award (2009).

Lealdades, rivalidades e segredos de uma família muito especial. "Magistralmente omnisciente e magnetizante [...] Com um elaborado enredo e um ritmo sumptuoso, a saga de Julia Glass, inquisitiva, humana, divertida e plena de suspense, aborda assuntos sociais importantes e controversos com veracidade emocional, um toque artístico e uma percepção profunda da grandiosa interconectividade da vida", escreve a Booklist.

Mas as críticas extraordinárias a Uma Noite de Primavera e a própria escrita de Julia Glass não ficam por aqui. A Publishers Weekly escreve que "Glass lida com os elementos do enredo através de uma compreensão perspicaz da complexidade das relações familiares, do fosso entre classes sociais e da nossa cultura moderna do excesso, de forma a elaborar um romance intenso, estimulante e extremamente gratificante" e a Entertainment Weekly garante que, "tal como provou em Três Verões, Julia Glass constrói romances densos e absorventes, tão arrebatadores como provocantes."

Julia Glass, autora do bestseller Pelo Mundo Fora, publicado pela Civilização Editora em 2008, venceu o National Book Award com o romance Três Verões. Foi bolseira do National Endowment for the Arts, da New York Foundation for the Arts e do Radcliffe Institute for Advanced Study. Os seus contos e novelas receberam vários prémios, incluindo o prémio Tobias Wolff e o Pirate's Alley Faulkner Society Medal. Vive actualmente com a família no Massachusetts.

Título: Uma Noite de Primavera
Autoria: Julia Glass
N.º Páginas: 496

ISBN: 978-972-26-3313-0
PVP.: 18,90€

Sinopse: Numa quinta histórica perto de Boston, o septuagenário Percy Darling passa agradavelmente os seus dias de reformado a ler romances, a ver filmes antigos e a nadar nu no lago. Porém, esta rotina é perturbada quando é persuadido a ceder o seu celeiro a uma escola da localidade. À medida que vê o seu refúgio rural ser invadido por crianças, pais e professores, Percy começa a reavaliar a vida solitária que tem vindo a levar há três décadas, desde a morte repentina da mulher. Já não pode continuar afastada da sua comunidade, das duas filhas já adultas, ou, para sua surpresa, da alegria tardia de se apaixonar.
Com afecto e sátira, Julia Glass elabora uma história cativante acerca das lealdades, rivalidades e segredos de uma família muito especial. Uma vez mais, penetra no coração humano de forma brilhante, intensa e comovente. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.