segunda-feira, 27 de junho de 2011

Novidade 1001 Mundos - "A Lâmina", de Joe Abercrombie

"Deliciosamente retorcido e malévolo"
The Guardian

O escritor britânico Joe Abercrombie chega a Portugal com um romance de estreia notável - o primeiro livro da trilogia A Primeira Lei -, que entra de imediato para a galeria das grandes obras do género, na esteira de autores como Margaret Weis, tracy Hickman, R. A. Salvatore ou mesmo George R. R. Martin e Patrick Rothfuss. Sólido, complexo e apaixonante, A Lâmina combina com mestria os elementos típicos do fantástico, mas acrescenta-lhe a crueldade sanguinária e o humor mordaz que conduzem o leitor aos labirintos mais negros da condição humana. Este não é de certeza um livro "inocente", com bons de um lado e maus do outro - é um romance de profunda humanidade, que nos coloca perante o espelho arrasador dos nossos pecados e fraquezas.
Perversamente divertido, excitante e imprevisível, e repleto de personagens memoráveis, A Lâmina é uma fantasia com muito de verdade. No mundo medieval criado por Joe Abercrombie, a sorte de Logen Novededos, bárbaro infame, esgotou-se finalmente. Apanhado num combate em que não se deveria ter envolvido, está prestes a tornar-se um bárbaro morto, deixando para trás apenas canções más e amigos mortos.
Jazel dan Luthar, modelo de egoísmo, não tem em mente nada mais perigoso do que conquistar a glória no círculo de esgrima. Mas a guerra aproxima-se e, nos campos de batalha no Norte gélido, luta-se com regras mais sangrentas.
Ao inquisidor Glokta, torturado convertido em torturador, nada agradaria mais do que ver Jezal regressar a casa num caixão. Mas também é verdade que o seu ódio será extensível a todos os que conhece. Extirpar a traição no coração da União, uma confissão de cada vez, não deixa um grande espaço para amizades e o mais recente rasto de cadáveres poderá conduzir directamente ao coração enfermo do Governo... se conseguir sobreviver durante tempo suficiente para o seguir...

Sobre o autor:
Joe Abercrombie nasceu em Lancaster, Inglaterra, no último dia de 1974. Foi educado na pretensiosa Lancaster Royal Grammar School, só para rapazes, onde passou muito do seu tempo a jogar computador, dados e a desenhar mapas de locais que não existem. De seguida foi para a Universidade de Manchester estudar Psicologia. Tendo sempre o sonho de, sozinho, redefinir o género fantástico, começou a escrever uma trilogia épica baseada nas desventuras de um bárbaro, Logen Ninefingers. O resultado foi uma treta pomposa, que rapidamente abandonou. Joe mudou-se para Londres, onde viveu numa espelunca com dois homens à beira da loucura.
Com um esforço heróico e o apoio da sua família, terminou A Lâmina, em 2004, sendo publicada junto de um público insuspeito em 2006. Desde então já foi publicada em catorze países e as sequelas, Antes que Sejam Enforcados e O Último Argumento dos Reis foram publicadas em 2007 e 2008, respectivamente.

O Booktrailer:


À venda a partir de 11 de Julho!

1 comentário:

barroca disse...

que coincidência!

comecei a ler 'the blade itself' ontem na praia! isto depois de me terem oferecido o livro há meses... :\

na calha, depois da trilogia, tenho o "best served cold".

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.