quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Árvore dos Segredos, Sarah Addison Allen



Título Original: The Peach Keeper
Autoria: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 273
Tradução: Lídia Geer


Sinopse:

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. E a própria Willa há muito se esforçou para construir uma vida para lá da sombra da família Jackson.
Mas Willa soube há pouco que Paxton, uma antiga e elegante colega de escola, da abastada família Osgood, restaurou a mansão e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é mais um segredo que gira à volta de algo encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade.
Por que motivo estão de repente a acontecer coisas estranhas em toda a cidade?
Agora, unidas numa improvável amizade e por um enorme mistério, Willa e Paxton têm de confrontar as paixões perigosas e as trágicas traições que outrora uniram as suas famílias e descobrir a verdade acerca dos antepassados que transcenderam o tempo e desafiaram a sepultura para tocar os corações e as almas dos vivos.
A Árvore dos Segredos é uma história sobre o poder profundo e duradouro da amizade, do amor e da tradição, e um retrato dos laços inquebráveis que – nos bons e nos maus momentos, de geração em geração – duram para sempre.


Opinião:

Uma autora fabulosa...
... Sarah Addison Allen passou a ser uma constante na minha estante pessoal, seja com a publicação de novas histórias e cidades encantadas da Carolina do Norte que inegavelmente me invocam a folheá-las ou pela simples releitura das suas obras, histórias que atingem o ponto exacto no meu íntimo e que me fazem sonhar e divagar por mundos mágicos e cientificamente inalcançáveis.
A forma como a autora conjuga todo um leque imprescindível de características certas e que, em conjunto, formam um romance belíssimo é evidente e unicamente maravilhosa. Apelando ao consumo interior de uma chama que não se extingue após leitura terminada, Sarah Addison Allen mostra que a esperança e o sonho podem – e devem – ser componentes activas e importantes da vida de qualquer pessoa, que não é necessário desistir-se daquilo que nos dizem ou que nos levam a acreditar ser complicadíssimo de atingir. Sobretudo, Sarah Addison Allen ensina que nunca devemos de renunciar, de abdicar ou persistir, de continuar... pois, a qualquer momento, as coisas podem mudar e os anseios sentidos podem, finalmente, tornar-se uma realidade do dia-a-dia.

Como já reza o hábito, Addison Allen apresenta ao leitor Walls of Water, uma cidade algo escondida no meio de imensas e magníficas quedas d’água que, em grande parte, se rege pela oferta turística mas que também, de igual forma, se caracteriza pela classe alta de grandes posses financeiras e por uma mansão bélica e decrépita que guarda um segredo capaz de agitar a mais calma das comunidades.
Os pontos fortes das narrativas de Addison Allen mantém-se inalterados; as personagens, intrigantes, comoventes e sinceras, unidas por laços enraizados num passado nebuloso e temerário, continuam a surpreender e enternecer o leitor. O mistério, sempre presente, embora de certa forma duvidoso e curioso, ao ser suave e abrangente, possibilita a um desenrolar crescente de suspense que vai culminar num impacto profundo e levemente admirável. As relações, de amizade e de parentesco, superficiais e extremamente reais, assumidas e escondidas... relações comuns que, ao mesmo tempo, se tornam especiais e únicas, como uma visão pormenorizada de uma vasta gama de sentimentos e emoções que, durante toda a obra, abarcam o leitor numa teia romântica de sensações deliciosamente quentes e acolhedoras. Sem esquecer as pequenas magias... momentos ansiados que, embora não tão assíduos como em obras anteriores, continuam a conferir um certo charme e toque particular à história. Aliás, quase que o próprio leitor se sente pessoalmente assombrado e irrequieto com detalhes incompreendidos mas que rapidamente assomem a recordações lendárias de um passado de infância – mitos e ditados assustadores e, no entanto, inegavelmente certeiros. E finalmente, claro, a escrita; os diálogos são incríveis, ora divertidos ora intrigantes mas sempre cheios de significado e as descrições paisagísticas e emocionais de tirar o fôlego. Nada que já não nos seja familiar, vindo das mãos de Sarah Addison Allen.

Outro pequeno pormenor de que gostei particularmente foi o aparecimento repentino de Claire Waverly, personagem principal de O Jardim Encantado, de uma adoração e fascínio imediatos. Revê-la, juntamente com Bay, foi uma sensação memorável de conforto e saudade. Uma surpresa totalmente inesperada!
Adorei igualmente o imprevisto, completamente fora do normal e intenso cheiro a algo doce, aquando da leitura – talvez... pêssegos? – ... uma agradável e carinhosa fragrância que me permitiu uma conexão ainda mais profunda e concisa com a história. Por fim, e ainda a referir, o ênfase criado em torno de conceitos como amor, amizade e aceitação, fixados e belissimamente representados ao longo da obra. Os erros, os enganos e as provocações, os medos, as dúvidas e, em última instância, a compreensão. Ligações emocionais estabelecidas de forma cativante e minuciosamente credíveis, que acompanham o leitor por toda uma viagem intelectualmente estimulante e atraente.

A Árvore dos Segredos é um romance obrigatório para todos os apaixonados pela escrita e pelo imaginário de Sarah Addison Allen. Uma quarta obra requintadamente elaborada, que se foca nos relacionamentos e na compreensão não só de si mesmo mas também do outro. Delicado, de uma ternura extrema e irremediavelmente viciante, A Árvore dos Segredos é um livro que não vai querer largar. 

3 comentários:

Juanitah Nunes disse...

este foi o primeiro romance da autora que li.
romances mágicos nunca foram do meu apetite.. mas surgiu a oportunidade e o AAS chegou ca' a casa.. devorei-o em apenas um dia!
fiquei rendida 'a autora e quero mais!

Sandra disse...

Mais uma opinião maravilhosa! Adoro "ler-te"! Este foi o primeiro...e logo depois O Feitiço da Lua...que li em apenas 5h acreditas? LOL Viciada!!! :) beijinho

Pedacinho Literário disse...

Juanitah,

Vês... Esta escritora é demais! Cativa de uma forma impressionante. Tens de ler os outros dela, principalmente "O Jardim Encantado" que é maravilhoso. :)

Sandra,

Oh... Daqui a pouco fico sem obrigados para te agradecer. eheheheh Fico muito contente por receber o teu feedback.
Oh se acredito! Sarah Addison Allen lê-se muito bem e muito depressa! :)

Beijinhos às duas

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.