quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conspiração 365 - Livro 3: Março, Gabrielle Lord



Título Original: Conspiracy 365 – March
Autoria: Gabrielle Lord
Editora: Contraponto
Nº. Páginas: 185
Tradução: Carla Alves


Sinopse:

Encurralado, com um comboio a vir na sua direcção, as hipóteses de sobrevivência de Cal são reduzidas. A polícia e os gangues são implacáveis – querem-no atrás das grades... ou morto.
A parada está a subir, mas as pistas para a Singularidade de Ormond só conduzem a mais puzzles, e a novos perigos.
A capa passo que dá, Cal sente-se mais frustrado, sem conseguir encontrar as respostas de que tanto precisa. Haverá alguém em quem possa confiar? O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...


Opinião:

Gabrielle Lord é um máximo! Com a sua escrita frenética e extremamente fácil e visual, ela conseguiu criar um efeito avassalador no passar dos meses de qualquer leitor jovem ou adulto acompanhante desta maravilhosa série – Conspiração 365. É que agora, assim de um momento para o outro, é com grande ânsia que o leitor aguarda o lançamento mensal de cada volume, sempre desejoso de descobrir como irá Cal safar-se desta vez, como será capaz de sobreviver e quando conseguirá, finalmente, não só descobrir todos os enigmas e mistérios que lhe quebram constantemente o raciocínio como também encontrar alguma paz de espírito e sossego para si e para a sua família. Pessoalmente, acho esta série incrivelmente inovadora e diferente, perfeita para iniciar um jovem membro na leitura de forma a motivar-lhe o conhecimento literário, mas também encontro uma fórmula engraçada e energeticamente tanto divertida como assustadora de prender um leitor adulto que, logo após o primeiro volume (Conspiração 365 – Janeiro, ao qual se segue Conspiração 365 – Fevereiro) se sente impelido a descobrir mais e a não abandonar a saga e os sarilhos que percorrem a demanda de Callum Ormond em prol da verdade.

O comboio está próximo. Tão próximo que Cal já lhe consegue sentir o cheiro e a brisa da velocidade. É agora! Encontrando-se naquele derradeiro momento em que a vida e a morte se cruzam num caminho conturbado e violento, Callum deixa-se levar pelo desalento e pelo desespero. Contudo, algo magnífico e milagroso acontece – Cal é salvo por um homem desajeitado e de aspecto suspeito que faz dos túneis férreos a sua casa. E embora Cal continue a contar com o precioso e tão necessário apoio de Boges na tentativa de descoberta de todos os enigmas, desenhos e nomes que o pai lhe deixou como legado, é em Repro, o seu mais recente aliado, que ele irá encontrar a ajuda precisa para se aproximar do verdadeiro Enigma de Ormond – o texto que poderá colocar Cal um passo mais à frente na imensa busca pela verdade e segurança. Recheado e mistério e suspense, Conspiração 365 é uma série que não desilude, mantendo sempre um alto nível de desconfiança, secretismo e ansiedade de descoberta, que certamente deixará o leitor em estado de loucura até ao final do ano.
Gostei imenso da forma como a autora continua a desenvolver e a fazer crescer o nosso já tão adorado e estimado protagonista. Nota-se um claro amadurecimento na personagem, quase fruto da vivência na rua e de toda a quantidade de perigo que constantemente tem de enfrentar. O seu grau de desconfiança é cada vez maior, chegando ao ponto em que muitas vezes se sente obrigado a tomar um salto de fé face o desconhecido. Aliás, não é somente na personagem principal que se encontram alterações próprias de uma série em andamento. Boges, ainda que permaneça aquele rapaz descontraído e incrivelmente inteligente, começa a transparecer uma certa sofreguidão em relação a toda a situação em que vê o seu melhor amigo envolvido. Apesar de se manter fiel a Cal e de se mostrar sempre pronto a ajudar, nota-se que há ali uma certa substância de descarte quando se apercebe das complicações em que também se pode meter. Porém, todo o seu esforço em criar distracções e possibilidades para o desvendar do Enigma de Ormond e da Singularidade de Ormond é notório e digno de uma grande amizade. Em adição, continuamos com uma Winter cada vez mais misteriosa e contraditória e com novos personagens que vêm despertar uma certa empatia no leitor, como é o caso de Repro e de Jennifer, que finalmente temos o prazer de conhecer.
A acção em si é outro dos pontos fortes desta série que saiu da cabeça de tão criativa autora. Lord faz questão de ter o seu protagonista constantemente em andamento, seja em mudas de esconderijo ou em busca de soluções. Todas as situações criadas aparecem com uma certa naturalidade e alguma imprevisibilidade, transformando todo o enredo numa narrativa dinâmica, interessante e chamativa.
Dou também um ponto muito positivo à Contraponto. Embora não tenha propriamente a ver com o desenvolvimento interno da série, a concretização de um lançamento mensal, efectivamente acompanhando o passar dos 365 dias que Callum tem para mudar o recente curso da sua vida, é, sem dúvida, uma motivação extra para, de alguma forma, acalentar o desespero com que o leitor fica no final de cada livro.

Conspiração 365 – Março é mais um estrondoso e enigmático volume de uma série que promete aquecer, se não mesmo arrebentar, com o passar dos meses. Acrescentando mais uma peça ao gigantesco puzzle já formado, este livro continua a prender a atenção do leitor e a fazê-lo desejar ter oportunidade de automaticamente se debruçar sob o volume seguinte. De suster o fôlego e arrancar cabelos, com uma ambiência algo obscura e repleta de incerteza, Conspiração 365 – Março é a continuação que não quer, por nada, perder. Acalente-se, pois adivinha-se a chegada de mais um distinto e excelente volume.
E que venha ele!

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.