domingo, 10 de abril de 2011

Claridade, Alyson Nöel



Título Original: Radiance
Autoria: Alyson Nöel
Editora: Gailivro
Colecção: 1001 Mundos
Nº. Páginas: 140
Tradução: Pedro Garcia Rosado


Sinopse:

Riley Bloom deixou a irmã, Ever, no mundo dos vivos e atravessou a ponte que conduz à vida depois da morte — um local chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Acompanhada pelo seu cão, Botão de Ouro, Riley juntou-se aos seus pais e está prestes a instalar-se numa morte agradável e descontraída quando a chamam para comparecer perante o Conselho. Aí, revelam-lhe um segredo — a vida depois da morte não é só uma eternidade de boa vida e Riley tem de trabalhar. Confiam-lhe, nessa altura, uma tarefa, a de ser uma Apanhadora de Almas, e um professor, Bodhi, um rapaz estranho que ela não consegue compreender bem.
Riley regressa à Terra com Bodhi e Botão de Ouro para a sua primeira missão: um Rapaz Luminoso está a assombrar um castelo em Inglaterra há séculos. Muitos Apanhadores de Almas tentaram convencê-lo a passar a ponte e falharam. Mas isso aconteceu antes de ele conhecer Riley...

Opinião:

Alyson Nöel volta a surpreender. Não só a autora tem vindo a deixar os seus mais que fãs totalmente deslumbrados a cada volume publicado da série Os Imortais como agora, de igual forma, capta as atenções com um fantástico primeiro volume de uma nova aventura onde Riley, a querida e adorável irmã mais nova de Ever, aparece como personagem principal. Embora seja um livro com uma história incrivelmente simples, rápida e acessível, em nada o seu modo de escrita se assemelha a um livro descuidado e ausente. Com uma abordagem moderna e autenticamente natural, Claridade apresenta-se como uma narrativa decididamente agradável e divertida, aconselhável tanto a um público mais jovem sequioso por uma viagem inesperada ao mundo pós-morte como, também, à camada mais jovem-adulta que, de certo, encontrará aqui um belo momento de boa leitura e disposição.

Já não era sem tempo! Riley deixou Ever para finalmente se juntar aos seus pais num estado inteiramente energético e desprovido de real essência e sensação de vida. Porém, ainda pouco convencida a deixar-se envolver num novo e completamente desconhecido universo de pessoas, entidades e encantamentos, Riley avança a passo pesado em direcção ao primeiro dia de aulas na sua mais recente escola. Seria de esperar que, após abandonar o mundo dos vivos, a sua vida sofre-se uma reviravolta e se transforma-se numa passagem de tempo tranquila e recheada de diversão, mas, para sua grande infelicidade, estava redondamente enganada. E é só quando, em total surpresa, é apanhada na armadilha que irá decidir o seu futuro tanto no plano terrestre como no espiritual, que ela verdadeiramente se apercebe da real trabalheira que ser um espírito exige. Deixando a serenidade para trás e absorvendo por completo uma missão quase impossível de Apanhadora de Almas, Riley parte numa aventura exigente e repleta de um maravilhoso humor sarcástico, acompanhada por um “mestre” do disfarce que a irá levar à loucura e ao desespero total. Escrito com uma suavidade extrema e delicadeza humorística, esta é uma história de leitura veloz e ainda maior desejo e ansiedade por folhear uma nova peripécia de tão incrivelmente divertida e mordaz personagem principal. Se já antes, com Os Imortais, e com uma facilidade tremenda, Riley arrecadou um lugar especial no meu pequeno coração literário, então agora, com esta nova e inesperada perspectiva da sua vida pós-morte, ficou bastante claro que a sua faceta adorável, perspicaz e satírica veio para, completamente, arrebatar os leitores. É impressionante como uma narrativa simples e fácil consegue ser tão divertida e, até, hilariante. O único aspecto negativo vai para a linguagem dos personagens. Apesar de, sem dúvida, ser um dos pontos mais atractivos de todo o livro, achei um pouco difícil associar esse tom sagaz a uma criança de doze anos. Esperava um tipo de vocabulário mais infantil e monótono, ficando então admirada com o estilo quase adulto encontrado.

Claridade é uma leitura super descontraída e cheia de ironia e humor. Perfeita para acompanhar uma leve tarde de praia ou uma bebida fresca na esplanada. Um livro divertido, em que a personagem principal tem a capacidade de captar a atenção do leitor logo desde o primeiro capítulo.
Alegre. Encantador. Inocente. Alyson Nöel entrega aos seus leitores mais uma fabulosa história onde a mais pequena particularidade é como que um grãozinho de intenso brilho que se vai acumulando de forma a no final se transformar num diamante em bruto. Gostei bastante, pela sua simplicidade e suavidade. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.