quinta-feira, 31 de março de 2011

Novidade Sextante - "HHhH - Operação Antropóide"

Laurent Binet, autor revelação francês, assina HHhH — Operação Antropóide, vencedor do Prémio Goncourt 2010 para 1º. romance e que a Sextante Editora publica a 14 de Abril.
Fascinado pela Segunda Guerra Mundial, Laurent Binet escreve um magnífico romance sobre o assassinado de Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e braço-direito de Himmler, comandante das Schutzstaffel (SS) e uma figura-chave na preparação do Holocausto. 
O autor estará em Portugal para o lançamento do seu romance, primeiro no evento LeV - Literatura em Viagem, em Matosinhos, e depois no Instituto Franco-Português, em Lisboa, cuja apresentação estará a cargo de Manuel Alegro. 

Título: HHhH — Operação Antropóide
Autoria: Laurent Binet
N.º Páginas: 304

Lançamento: 14 de Abril
PVP.: 16,60€

Sinopse: Praga, Primavera de 1942, Operação Antropóide: dois paraquedistas chechoslovavos são encarregados de assassinar Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e da Gestapo, ‹‹o homem mais perigoso do Terceiro Reich››. Heydrich era o braço-direito de Himmler e o chefe de Eichmann, e os nazis brincavam com o acrónimo HHhH: Himmlers Hirn heißt Heydrich, o cérebro de Himmler chama-se Heydrich. Todos os personagens deste livro existiram ou existem ainda. Todos os factos relatados são autênticos. Mas por detrás dos preparativos do atentado, uma outra batalha tem lugar, a que a ficção romanesce trava com a verdade histórica. E é necessário levar a história até ao fim. 

Sobre o autor:
Laurent Binet tem 38 anos. Cumpriu o serviço militar na Eslováquia e viveu em Praga. É professor de língua francesa em Seine-Saint-Denis e encarregado de curso na universidade. Com HHhH venceu o Prémio Goncourt para 1º. romance. 

Imprensa internacional:

As cem últimas páginas são extraordinárias. Primeiro romance, golpe de mestre. 
Le Figaro

Formidável, magnífico!
Claude Lanzmann, realizador de Shoah

Binet sabe que a escrita é uma aposta ambígua, que exige uma ética da linguagem e uma moral da forma. O seu primeiro romance demonstra-o magnificamente. 
Le Monde des Livres

Notável primeiro romance.
Nouvel Observateur

Laurent Binet presta uma magnífica homenagem aos dois autores do atentado, Kubis e Gabcik, sempre no seu estilo desconcertante. 
L'Express
________________

A Segunda Guerra fascina-me porque condensa tudo o que há de pior e de melhor na humanidade. É a tragédia das tragédias, a maior epopeia da História, o romance infinito, um reservatório de histórias terríveis, patéticas, esplêndidas, heróicas, que parece não se esgotar nunca. É mais forte que a Ilíada, mais forte que Ésquilo, mais forte que tudo. É o terror e a piedade, e para mais é tudo verdade. 
Laurent Binet

Seria bom que muita gente lesse este livro. Provar-se-ia que um primeiro romance pode obter de imediato um êxito inteiramente merecido. Provar-se-ia também que Laurent Binet consegue, desde o início, impor o seu estilo, a sua escrita, a sua maneira muito original de contar um episódio trágico da Segunda Grande Guerra. 
Bernard Pivot, da Academia Goncourt

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.