domingo, 20 de fevereiro de 2011

Segredos do Passado, Deborah Smith



Título Original: A Place to Call Home
Autoria: Deborah Smith
Editora: Porto Editora
Nº. Páginas: 425
Tradução: Isabel Alves


Sinopse:

Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Geórgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico. Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes. Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro... até a violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas. Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?
Pela consagrada autora de A Doçura da Chuva, um romance comovente e original que relata um amor inocente capaz de sobreviver a todas as adversidades.


Opinião:

Segredos do Passado é um romance delicado e envolvente. Com personagens fortes, arrojadas e íntegras, Deborah Smith apresenta-nos uma história revigorante e enternecedora, com uma subtileza exímia e intensa profundidade. Narrada pela voz de Claire, tanto enquanto pequena criança como em adulta, Segredos do Passado mostra a sua perspectiva inocente em relação ao amor que sente por Roan, enquanto jovens, e, mais tarde, o seu desespero em encontrar um caminho seguro por onde aventurar Roan a segui-la, em busca de uma quase impossível conciliação com o passado e um mais aberto abraço para com o futuro.

Claire Maloney é a menina rebelde do clã Maloney e Delaney, duas famílias antigas e poderosas que governam grande parte de Dunderry. Quando, numa festa em que tem de honrar a sua origem irlandesa, se veste de verde e é gozada tanto pela sua família como por todos os restantes habitantes da vida, Claire repara em Roan, um rapaz cinco anos mais velho, pobre e de roupas velhas e sujas. O que Roan tem de especial é o facto de não se estar a rir nem aparentar um ar de gozo, aliás, parece inclusive que ambos partilham uma vergonha e embaraço conjunto, ainda que por razões diferentes. Rapidamente, Claire encontra nele uma protecção e um escape de todas as regras familiares e comportamentos controlados. À medida que vai crescendo, o seu amor por Roan torna-se mais forte e enraizado, fazendo com que o siga para todo o lado, sempre com uma atitude provocadora para uma menina de bem. Quando Roan a protege de uma violência inesperada por parte de um primo, a família Maloney finalmente repara no rapaz e decide fazer algo contra o desrespeito e claro abandono que o pai de Roan tem pelo filho. Assim, os pais e os irmãos de Claire acolhem Roan no seu lar, dando-lhe uma família e um tecto, com lençóis lavados e duches quentes, roupas decentes e uma educação correcta. Tudo parece correr bem até que, de um momento para o outro, Roan e Claire vêem-se envolvidos numa situação sem saída possível. É assim que Roan foge e, por um período de vinte anos, se mantém longe de Claire e das pessoas que o acolheram e amaram, nutrindo não amor mas rancor por eles. No entanto, ao longo de todos esses anos em que andou desaparecido, Roan foi escrevendo cartas sobre a sua vida e os seus sentimentos para com Claire, guardando esses tesouros em caixas pois não se via capaz de confrontar a mulher que sempre lhe ficou na cabeça. Contudo, quando o seu regresso se torna inevitável, todos os segredos contidos e todos os mistérios em redor do seu passado terão de ser descobertos, analisados e ultrapassados para que um futuro promissor com a mulher que ama possa, finalmente, tornar-se realidade. Porém, nada disso pode ser alcançado sem muito esforço, muitas reviravoltas e gigantes surpresas. Escrito num tom profundo e terno, Segredos do Passado torna-se severamente suave nos diálogos e temerário nas suas descrições, apresentado ao leitor um todo leque familiar excessivo, com tradições e hábitos grandiosos e paisagens deslumbrantes.
Deborah Smith fez um trabalho de mestre. Com uma história doce e enigmática na sua essência, desperta um sentimento de curiosidade desesperada no leitor, aguçando-o no virar das páginas e na real descoberta acerca do misterioso passado de Roan, após este ter fugido ainda em jovem. Em conjunto com toda uma vincada e exuberante personagem feminina principal, este livro facilmente se transforma numa obra completa, imensamente interessante e sedutora. Embora seja um pouco difícil entrar na história uma vez que as famílias Delaney e Maloney sai imensas e toda a concorrência de nomes e aparências torna-se, por vezes, algo confuso, a primeira parte do livro é tão delicada e ternurenta que o leitor rapidamente ganha o gosto na leitura e quando dá por si já está tão agarrado à história, às personagens e ao fantástico sentimento de ajuda e protecção entre Claire e Roan que simplesmente não se consegue desfazer de um mundo excelentemente enquadrado, envolvente e penetrante. Quanto à segunda parte do livro, muito mais livre de longas descrições e com uma atitude mais adulta, é-nos apresentada num tom mais descontraído e neutro, enigmático e veloz, mostrando todo um conjunto de segredos, descobertas e revelações perfeitamente concentradas e misturadas de modo a surpreender o leitor com um final ousado e resoluto.
Ainda de salientar o ponto focal do livro, a relação entre Claire e Roan. Uma envolvência deliciosa entre os dois personagens principais, principalmente na primeira parte do livro onde a relação de ambos, profunda e dolorosa, preenche o leitor com um romantismo inocente que, ao mesmo tempo, tem o poder de inferir um futuro promissor. Uma ligação especial, ainda que inicialmente recheada de um conteúdo algo familiar e de irmãos, onde Claire rapidamente encontra em Roan o companheiro que deseja ter e ver crescer consigo ao longo de toda a sua vida.

Segredos do Passado foi um livro que me encheu de amor e felicidade, de medo e suspense, uma obra que adorei percorrer e personagens que me deixaram rendida às suas inseguranças e medos. Para mim, um livro envolvente, doce e com a dose certa de intriga, valores familiares e romance. Um livro escrito para ser apreciado numa leitura discreta e relaxada, sem pressas. 
Simplesmente, adorei. 

5 comentários:

Guerreiro disse...

Um post tão sentido e profundo, que me deu agrado de ler, pois fez-me relembrar a história, mas acho que certos pontos deviam ser ocultados para leitores que ainda não o leram... Acho que os leitores devem descobrir a razão do amor entre Claire e Roan através da leitura por si sós e por uma sucessão de acontecimentos, pois só assim a história torna-se mais surpreendente...
:)

Pedacinho Literário disse...

É possível que me tenha entusiasmado um bocado, Guerreiro, mas penso que, ainda assim, será uma surpresa todo o desenvolvimento entre Claire e Roan, para qualquer leitor que ainda não tenha lido o livro. Pode até ser que assim eles se sintam ainda mais animados e motivados em pegar na história. Espero que sim. :)

Guerreiro disse...

Compreendo que te tenhas entusiasmado, porque de facto é uma história emocionante! ;o) Não te sentiste mais motivada quando leste o meu post? Não te puseste a pensar como é possível este tipo de amor entre Clarie e Roanie? Como é que a amizade foi desenvolvida entre os dois, se ambos pertenciam aos grupos sociais diferentes? E como acaba? Roanie é bom ou mau? Será que ele se vai vingar? Se eu tivesse contado o episódio da festa, já terias uma explicação para a Claire ter gostado do Roanie... E se tivesse dito que vai acabar bem, então a supresa será menor, pois já se sabe o que se espera. Concordas? Espero que não tenhas ficado aborrecida... Só estou a ser sincero e a expor o meu comentário. Mas o post está mesmo excelente, gostei muito de o ler! :)

P.S. - o livro que estás a ler agora é bom? Estou bastante curioso... Fico a aguardar a tua opinião! ;o)

Pedacinho Literário disse...

Não fiquei aborrecida, muito pelo contrário. Gosto de ler comentários certeiros e honestos acerca das minhas opiniões pois só assim conseguirei crescer naquilo que escrevo. E, de certa forma, consigo ver que tens razão. Penso que podia ter dito um pouco menos, é verdade, mas é que fiquei mesmo entusiasmada e acabei por me deixar levar, sabes?! Tento sempre ter esse cuidado, não entrar em muitos pormenores, não divulgar muito da história, mas pelos vistos, desta vez, não tive grande sucesso. :) A culpada é a Deborah ;)

Estou com algumas dificuldades em entrar na história. Ainda não surgiu assim nada de significativo ou cativante. Apesar de ser narrado por um cão, até agora, parece que estou a ler na voz de uma pessoa ... o que não é, de todo, o que estava à espera. Mas vou insistir na leitura e ver no que dá ... :)


E, de certa forma, consigo ver que tens razão. Penso que podia ter dito um pouco menos, é verdade, mas é que entusiasmei-me mesmo porque, como bem disseste, o livro é entusiasmante e, a meu ver, é, de facto, um bom livro, escrito maravilhosamente.
Tento sempre não contar muito da história

cris disse...

vou colocar um link no meu blog para este teu comentário...
Bjs
cris
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.