quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Novidade Oficina do Livro - "O Homem do Buick Azul"

O novo romance de António Garcia Barreto retrata e descreve Lisboa nos anos 30.  Um homem desencantado que não desiste do amor e dos desafios profissionais, numa sociedade dominada por Salazar. Poderá ser feliz sem a mulher que ama?

Título: O Homem do Buick Azul
Autoria: António Garcia Barreto
N.º Páginas: 263

PVP.: 14,90€

Sinopse: Lisboa, 1933. Eneias Trindade recebe no escritório uma mulher da alta sociedade que contrata os seus serviços de detective para descobrir o paradeiro de Álvaro Durval, amigo de infância. Aos poucos, lá vai somando as pistas que o levam ao conhecimento da controversa história de Álvaro Durval, ligada à Revolta da Madeira (1931), e aos rumores sobre a sua prisão pela PVDE. Aos ouvidos do detective chega ainda uma história que dá como certa a existência de um tesouro valioso enterrado pelos bisavós de Álvaro Durval na quinta. Num ano de grandes alterações na vida nacional, o desaparecimento de Álvaro Durval levanta suspeitas. Um caso de política ou de polícia? «O autor retoma o veio realista de Eça de Queirós, Ferreira de Castro e Miguel Torga, cujo lema estético pode sintetizar-se numa frase de Eça: “A realidade bem observada e a observação bem exprimida”, isto é, clareza na escrita e transparência nas ideias.»

Sobre o autor:
António Garcia Barreto nasceu na Amadora. Foi colaborador dos jornais República, O Diário e Diário Popular, entre outras publicações. Criou e dirigiu a página infantil «Oficina do Tio Lunetas» do semanário Notícias da Amadora. Recebeu o 1.º Prémio do Concurso de Contos, promovido pelo Diário Popular, com o conto «Tio Jeropiga, Tio Manel Pedreiro, Eu, a Mula Bizarra & Companhia». Com o conto «Um Minuto Mágico», ganhou o 2.º lugar no Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara Municipal de Redondo. Foi galardoado com o Prémio Literário de Sintra — Adolfo Simões Müller, de Literatura Infanto-Juvenil, com a novela «O Caso da Mitra Desaparecida».

Na Oficina do Livro publicou o romance A Mulher da Minha Vida e a obra infantil-juvenil O Caso da Cobra com Asas. Um Sorriso para a Eternidade é o seu livro mais recente.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.