quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conspiração 365 - Livro 2: Fevereiro, Gabrielle Lord


Título Original: Conspiracy 365 - February
Autoria: Gabrielle Lord
Editora: Contraponto
N.º Páginas: 189
Tradução: Carla Alves


Sinopse: A pacata vida de Cal acabou assim que a mortífera contagem decrescente começou. Entretanto, foi atacado por tubarões, acusado de um violento ataque à sua família, raptado por dois gangues e quase que o afogaram num depósito de óleo...
Ele é um fugitivo procurado que fará tudo para sobreviver. Mas estará Cal desesperado o suficiente para se aproximar de um traidor envolvido com assassinos? Ou para se arriscar a voltar ao cenário da tentativa do seu homicídio? Deverá ele encontrar-se com um misterioso informador, podendo tratar-se de uma armadilha?
O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...


Opinião:

Gabrielle Lord faz parte daquele quase exclusivo leque de escritores que consegue cativar o leitor somente com as suas palavras escritas. Conspiração 365 – Livro 2: Fevereiro é um segundo volume perfeito de uma série estonteantemente sedutora e compulsiva. Quando o leitor se debruça pelas páginas criadas pela imaginação de Gabrielle, fica desde logo impossibilitado de largar a história e prosseguir viagem. Acredito que esta série crescerá a olhos vistos, volume após volume, pois já é bastante clara a evolução existente do primeiro livro para o segundo, sendo este último dotado de muito mais acção e sustentabilidade.

Callum Ormond continua fugido – da polícia, dos grupos mafiosos que o procuram, da família – e parece que a cada passo que dá em frente, rapidamente se vê a recuar dois. Tendo sido deixar a apodrecer num local onde muito dificilmente conseguirá encontrar ajuda, Cal deixa-se levar por uma torrente de emoções e pensamentos que, apesar de sempre terem existido na sua mente, somente face uma situação de real perigo é que ele se apercebe da enormidade e intensidade destes. Ele pensa na sua mãe, frágil e perturbada. Pensa na sua irmã, se ainda estará viva e como a conseguirá ver. Pensa no seu tio, que tão facilmente lhe faz lembrar o seu próprio pai mas, acima de tudo, pensa nos desejos e em todos aqueles nomes esquisitos e ainda com significados por encontrar que deixará para trás continuamente indecifráveis. Assim, resta-lhe apenas arranjar maneira de escapar à morte e, desse modo, prosseguir na sua investigação pessoal e familiar. O que Cal não adivinha é que, ao conseguir sobreviver, terá de enfrentar um leque ainda maior de dúvidas, desconfianças e mistério.
Quando conhece Winter Frey, Callum facilmente se apercebe que, com as palavras certas, conseguirá obter algumas informações cruciais acerca do assunto que tanto o atormenta. No entanto, uma vez que desconhece as motivações de Winter em não só ser sua amiga mas também em o querer ajudar, a verdade é que segurança acaba por ser uma designação que rapidamente é afastada de junto de si. Constantemente perseguido por Siglo e o seu bando, persistentemente em busca de um refúgio minimamente seguro e saudável onde se esconder e repousar, e cada vez física e psicologicamente mais debilitado, Callum não desiste em descobrir o que o seu pai tão arduamente lhe quis transmitir e, com a ajuda de Boges, neste segundo livro acaba por conseguir dar mais um passo importante na direcção da descoberta… para no final ser novamente colocado numa situação um tanto ou quanto delicada.

Gostei bastante deste segundo volume. Mais intenso, com um sentido de humor e acção mais aguçado, desmedido e facilmente impressionável, é um livro alucinante. Adoptando uma estratégia ainda mais enérgica, começando logo a abrir com suspense e incredulidade e terminando de uma forma simplesmente brilhante, este livro é obrigatório para todo o jovem adorador de livros de aventura e acção, e também para os mais adultos que procuram um género de leitura ligeiramente diferente, mais leve e desinibido. Agora é aguardar o lançamento do terceiro episódio da agitada vida de Callum Ormond, agendado para 11 de Março.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.