segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Corações Imperfeitos, Francisco da Costa Oliveira



Título: Corações Imperfeitos
Autoria: Francisco da Costa Oliveira
Editora: Oficina do Livro
Nº. Páginas: 170


Sinopse:

Miguel é um jovem com uma carreira em ascensão, que acredita ter um casamento feliz. Um dia, inesperadamente, tudo cai por terra, deixando-o com a sensação de desespero própria de quem deu tudo e a quem tudo tiraram.
Valeria e Victor são dois irmãos que vivem cada dia como se fosse o último. Entre festas loucas e drogas, a palavra que impera é adrenalina. A qualquer custo.
Vera, mulher fatal, reina no mundo virtual da sedução, só conhecendo o amor por SMS. Para se sentir amada ou provocar paixões? Poderá um encontro com um estranho devolvê-la ao mundo real?
Diferentes pessoas, distintas vidas que se cruzam num desfecho surpreendente. Não existem pessoas impuras, existem corações menos perfeitos.


Opinião:

Corações Imperfeitos é um título forte que vai de encontro à ideia base com que o autor trabalhou. Fazendo uso da ingenuidade do ser humano, do que se esconde por detrás de um rosto bonito ou de um estatuto profissional sofisticado, e do instinto de sobrevivência de cada um, Francisco da Costa Oliveira presenteia o leitor com uma narrativa fluida e interessante.

Por entre várias perspectivas pessoais, o leitor é apresentado a um vasto leque de personagens que vai desde a excêntrica mulher fatal ao empregado totó cujos pensamentos são automaticamente remetidos para o assassínio de mulheres durante o acto sexual, ou no culminar do mesmo. No entanto, o que o leitor desconhece é que, no final de contas, todas as personagens aparentemente individualizadas e distintas uma das outras, vão enfrentar um desfecho comum. Esse desfecho é o ponto alto da narrativa, sem dúvida, e o momento em que todos os medos obrigatoriamente têm de ser enfrentados.
Embora seja um livro interessante, com uma premissa diferente e intrigante, infelizmente, na minha opinião, a escrita não esteve ao nível exigido da história. Ainda que a narrativa seja contada com uma linguagem cuidada, penso que, a certa altura, essa atenção passa a ser exagerada entrando fortemente em contraste com alguns diálogos um pouco pobres e extremamente rápidos. Corações Imperfeitos é um livro pequeno, de rápida leitura, no entanto acho que não perderia nada em ter mais umas quantas páginas por forma a que, tanto a comunicação entre os personagens como algumas das descrições, pudessem ter um melhor e mais credível desenvolvimento. A seu favor joga a diversidade de perspectivas e a forma como tudo acaba por se conjugar.

Com esta capa magnífica, foi-me impossível resistir a este livro. Apesar de ter alguns pontos negativos, Corações Imperfeitos foi uma narrativa que gostei de percorrer e que me proporcionou alguns momentos de parar a respiração. Francisco da Costa Oliveira é um escritor com uma muito boa imprevisibilidade e isso mostra-se, com clareza, neste seu terceiro romance publicado pela Oficina do Livro.  

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.